Café: metabolômica, lipidômica, aproveitamento da biomassa, processamento pos-colheita


Aplicar técnicas cromatográficas e de análise de perfil químico para a diferenciação de cafés de origem e processamentos diferentes aplicando análise multivariada. Emprego de técnicas modernas de espectrometria de massas. Imageamento. Metabolomica e Lipidomica. Processos em óleo de café. Aproveitamento da biomassa. Otimização de processos de isolamento de cafestol e caveol do grão de café arábica. Transformações químicas. Síntese de amidas de serotonina C5HTs, encontradas na cera do café, e de seus análogos. Síntese de análogos dos diterpenos cafestol e caveol do grão do café. Estudos de atividades biológicas de ambas as classes de metabólitos. Estudo dos produtos de torra das C5HTs e dos diterpenos. Estudo do metabolismo dos constituintes do café verde e torrado por LC-MS/MS

Produtos naturais bioativos-prospecção química e farmacológica


Investigar metabólitos secundários presentes em plantas de origem terrestre e marinha e suas possíveis atividades biológicas.


Química do Aroma


Estudar substâncias voláteis presentes em frutas e óleos essenciais brasileiros, investigando novos métodos de extração de aromas, identificação química e síntese de padrões.Investigar estas matrizes com técnicas olfatométricas e análise sensorial.

Desenvolvimento de flavors naturais e sintéticos


Síntese de substâncias de odor ativo para a composição de essências. Análise quantitativa de substâncias orgânicas por técnicas espectrométricas.

Assista o vídeo

Como e o que trabalhamos no LAROMA. Assista o pequeno relato da nossa coordenadora.

Atividades e projetos

A partir das matrizes de estudo de interesse estão sendo desenvolvidas pesquisas com os seguintes focos:

 
1
Conhecer a composição química de óleos essenciais inovadores do cerrado brasileiro através de técnicas de cromatografia gasosa (GC) uni e bidimensional.
2
Aplicar técnicas de olfatometria (CG-O) a óleos essenciais e matrizes alimentícias, visando reconhecer o impacto de seus constituintes químicos em seu aroma.
3
Em parceria com laboratórios de atividades biológicas consorciados, vislumbrar possíveis aplicações cosméticas e farmacológicas para óleos essenciais e plantas do cerrado e da Amazônia brasileira.
4
Através de plataformas de metabolômica empregando CG e CLAE-EM, compreender a natureza da composição química do café cru e torrado brasileiro, sua diferenciação quanto às regiões geográficas de produção e aos processos de pós-colheita.
5
Através de plataformas de lipidômica, investigar o perfil lipídico do café cru, torrado e suas bebidas, especialmente quanto à influência da torra e dos processos de pós-colheita, inclusive fermentativos.
6
Estudar aspectos relacionados à obtenção do óleo de café cru por extrusão e sua relação com questões agrícolas da cadeia do café, focando na composição química de triacilglicerídeos, diterpenos e amidas de serotonina, entre outros constituintes minoritários.
7
Estudar aspectos do metabolismo de diterpenos e amidas de serotonina, presentes no óleo de café, e seu impacto na saúde humana, em modelos biológicos variados e por CLAE-EM/EM.
8
Desenvolver metodologias sintéticas e métodos de isolamento, inclusive de aumento de escala, para a obtenção de padrões de constituintes químicos lipídicos do café, especialmente diterpenos e amidas de setotonina.